top of page
Ass-more-basic-secundaria-positivo.png
1.png
TCC | ARQ & URB
SPOT - Complexo Esportivo e Gastronômico

 

Projeto: 

Arq. Romulo Rocha

Disciplina:

TCC I e II / Ateliê IX e X

Orientador:

Marcos Flavio Teitelroit Bueno

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - CAMPUS TORRES

Localização: Torres, Rio Grande do Sul, Brasil.

Ano: 2021/2 e 2022/1

Imagens: More Concept | Viz

O presente Trabalho de Conclusão de Curso II aborda a criação do Complexo Esportivo e Gastronômico no município de Torres, localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul. Com base na prática do esporte, juntamente com a fomentação dos principais atrativos turísticos da cidade, as belezas naturais e a Gastronomia, a proposta se apresenta como alternativa de um novo espaço para prática do esporte na cidade, tendo em vista a atual situação dos profissionais e amadores da modalidade, possibilitando integrar um equipamento de qualidade, incentivando os jovens para que haja um espaço digno para aprender, evoluir e prosperar.

 

A cidade de Torres está localizada a extremo norte do estado do Rio Grande do Sul, fazendo divisa com Santa Catarina e pertence a microrregião de Osório. Seus limites terminam junto aos municípios de Arroio do Sal, ao Sul, Dom Pedro de Alcantara e Morrinhos do Sul a Oeste, Passo de Torres (SC) ao norte e o oceano atlântico a leste. A cidade conta com 166,5km², e 39.425 habitantes fixos, segundo dados da Fundação de Economia e Estatística (FEE), população que pode multiplicar por 4 vezes em alta temporada.

 

Ao observarmos a localização do terreno, podemos notar diversos fatores para propor novos usos a determinada área, tendo em vista que o espaço pode servir para usos variados, sendo públicos ou privados, pois sua rotatividade é grande e suas vias lindeiras são entre as mais movimentadas da cidade. Estas informações deixam claro o potencial de especulação do lote, que pode ser muito aquecido tendo em vista os serviços que ali podem ser prestados.

 

No que diz respeito às alturas e dos usos das edificações que compõem o entorno, após análise é possível concluir que o uso predominante em seu entorno é residencial uni familiar, com altura de 2 pavimentos (6 a 8 metros). Observa-se que o sítio está posicionado em um local estratégico em relação ao uso esportivo/gastronômico, possui fáceis acessos, que pode ligar tanto Rio Grande do Sul, quanto Santa Catarina, e é dotado de toda infraestrutura necessária para execução da proposta.

Através das análises iniciais ao tema escolhido, foi desenvolvido o programa de necessidades com intuito de atender as principais demandas, fluxos existentes e o desenvolvimento cultural e econômico da cidade. Pensando no seu público-alvo, o ambiente foi dividido entre uso público e privado, para que se torne um projeto altamente viável e rentável economicamente. Foram idealizados espaços para auxiliar os atletas em suas jornadas dentro do esporte, como espaços para integração social, a fim de trazer vida para o local.

 

As atividades previstas para o Complexo, foram organizadas em setores de acordo com as necessidades encontradas após estudos anteriores como: tema, localização, usuários, condicionantes legais e técnicas. Compatibilizando estes dados, juntamente com os objetivos e necessidades de tal projeto, chegou-se aos seguintes setores:

  • Esportivo: Local destinado a prática do skate, com obstáculos de dificuldades variadas, entre fáceis e difíceis. Lazer: Área pública destinada ao lazer e contemplação.

  • Administração/Setor Educacional: Área Público/Privado, de controle e gestão do espaço, compartilhada ao setor educacional com apoio de professores especializados e fisioterapeutas.

  • Área de Manutenção/Segurança: Área restrita, destinada ao controle de segurança e manutenção de equipamentos.

  • Setor Gastronômico: Área público/privado, reservado a restaurantes aberto ao grande público. 

  • Comércio: venda de equipamentos e vestuários relacionados a prática do skate.

bottom of page