CASA SB23
Projeto:
Arq. Bruno Guimarães
Arq. Romulo Rocha
Localização: Torres, Rio Grande do Sul, Brasil.
Terreno: 360m²
Área Construída: 180,20m²
Ano: 2023
Desenvolvido para um casal e seu filho, a casa foi pensada para que servisse como um ambiente tranquilo, aconchegante e reservado. Os clientes desejavam que a casa fosse convidativa e ampla o suficiente para receber amigos e familiares, possibilitando a realização de pequenas festas de aniversários, almoços e confraternizações.
Sendo assim, os espaços sociais deveriam ser amplos e conectados, possibilitando que as pessoas pudessem interagir umas com as outras tranquilamente, mesmo que em ambientes distintos; e para a família, isso possibilitaria que estivessem juntos enquanto assistem a TV e cozinham.
Para compor o espaço social, uma área com churrasqueira foi pensada próximo ao pátio dos fundos. Esse ambiente pode ser totalmente aberto ou fechado tanto para o interior da casa como para o exterior, permitindo que as atividades ali sejam reservadas a esse espaço ou integrada com o restante.
A área íntima da casa é composta por 2 dormitórios, sendo um de visitas e um para o filho do casal; uma suíte master, com tamanho suficiente para ter roupeiros, já que não desejavam um closet; um banheiro social e um corredor de circulação completam a área íntima.
O restante do programa de necessidades da casa contam com uma área de serviço, uma garagem para 2 carros, que não necessariamente deveria ser fechada, mas precisava que fosse coberta; a área de lazer nos fundo com uma piscina (já mencionada anteriormente), e ainda nos fundos, um canil para o mascote da família, um lavabo para a piscina e um depósito para ferramentas.
Ainda sobre as solicitações dos clientes, durante o briefing nos comentaram que desejavam que a casa tivesse níveis diferente no espaço social, de modo que mesmo que os ambientes fossem integrados, as diferentes alturas de piso fariam uma divisão espacial e setorização das atividades. Outro pedido também diz respeito a fachada da casa, já que queriam que ela fosse mais reservada a vista de quem estivesse na rua.
O projeto foi desenvolvido levando em consideração todas as solicitações dos clientes, fazendo adaptações aos seus pedidos de modo que se adaptasse melhor a sua realidade financeira também.
Optamos por projetar um telhado inclinado com um pé direito e meio, de modo que nos vértices mais altos fossem instalados aberturas de vidro fixo para captação de luz solar e melhorar a ambientação do espaço interior, já que o projeto dispunha de ótima insolação, visto que o terreno tem frente norte.
As aberturas zenitais proporcionaram um ambiente interno mais aconchegante, iluminado e acolhedor. Já no restante da casa, incluindo os dormitórios, foi projetado uma laje impermeabilizada, de modo que a platibanda não tivesse muita altura, permitindo que a fachada se desenhasse com linhas horizontais finas. Ainda sobre a fachada, a parede da sala de estar que se projeta para a rua recebe um revestimento que imita pedra, assim como a parede da cozinha, trazendo assim aspectos mais contemporâneos a construção, sem perder a essência de ser uma casa familiar.
Inicialmente foi projeto um portão mais sólido para os veículos, e o restante do fechamento frontal seria com uma cerca de traços horizontais, escondendo assim os acessos da casa e permitindo parcial visão da fachada; entretanto os clientes optaram por utilizar apenas a carca na fachada, com os portões repetindo essa materialidade e estética, sendo assim, dando maior visibilidade ao projeto. Já o restante do fechamento foi utilizado muros de alvenaria com altura máxima permitida pelo código de obras do município.
A casa ainda conta com bastante área verde gramada, vegetação tropical de pouca manutenção, de porte baixo e médio, tanto na frente como nos fundos.